Uma das maiores dúvidas para quem está começando sua carreira na área de Arquitetura ou Design de Interiores é saber quanto cobrar pelo seu projeto.
Como sei que não vou cobrar barato demais ou cobrar um valor muito alto e perder o cliente ??
Essas e muitas outras perguntas deixam os novos profissionais perdidos.
Para começar o cliente tem que entender a necessidade de contratar um profissional especializado, pois nós profissionais estudamos muito para poder projetar um espaço funcional para este cliente.
Alguns argumentos:
·
Planejamento = Colocar no papel tudo o que será realizado permite prever futuros problemas e corrigi-los, permite ver como ficará em planta, elevação e perspectivas o que se imaginou e assim descobrir se o resultado será o esperado, antes de se iniciar a obra
·
Quantas vezes você pretende construir/reformar? Por quanto tempo o que você está planejando irá durar? Um profissional da construção/decoração que estudou durante anos e que trabalha na área tem uma visão ampla de conceitos e conhecimentos que aumentam as chances de se obter o resultado almejado, buscando soluções econômicas e sustentáveis.
Conseguimos então, mostrar ao cliente que ele vai fazer um excelente negócio contratando um serviço especializado.
E AGORA?? Por onde eu começo? Quais as etapas da apresentação do projeto? Devo cobrar uma apresentação preliminar? O que fazer?
Cada profissional tem sua forma de cobrar, existe uma tabela de valor no site da ABD e em outros sites especializados no assunto, mas a verdade é que um profissional que esta iniciando no mercado ás vezes não se sente confiante o suficiente para cobrar esses valores.
Segue abaixo algumas dicas:
·
% - Porcentagem em relação ao valor total da obra.
·
m² - Por metro quadrado construído ou reformado
·
/h - Em função da hora técnica
Para a primeira etapa que seria o PROJETO, eu indicaria cobrar em função do m², para quem esta iniciando fica mais fácil montar uma tabelinha com a média de valores indicados nos sites especializados e você pode colocar algumas oscilações de valores de acordo com a dificuldade do projeto.
Os valores são em função dos serviços contratados.
O profissional deve discriminar quais os serviços que presta e quais os valores de cada etapa.
Os valores podem variar de acordo com a região ou pelo profissional contratado.
Agora que você já decidiu como vai determinar o valor de seu projeto, vamos colocar as etapas de entrega e como cobrar por elas.
- Programa Básico de Necessidades (Levantamento)
É um conjunto de dados que definem os espaços de acordo com o uso que se pretende dar aos ambientes, obtendo como resultado a identificação de dimensionamentos, tipos de construção, materiais, acabamentos, cores, etc, que mais agradam ao cliente;
- Estudo Preliminar
Constitui a configuração inicial da solução Arquitetônica contendo algumas opções para a proposta de projeto de reforma (partido geral), considerando as principais exigências do Programa de Necessidades, deve receber aprovação do cliente.
- Anteprojeto
Desenvolvimento da opção de projeto, aprovada no Estudo Preliminar. Constitui a configuração final da solução Arquitetônica para a obra, deve ser aprovado pelo cliente.
Produtos de Desenhos Gráficos: planta de layout com sugestão de mobiliário.
Trabalhos fotográficos, maquetes eletrônicas e perspectivas ilustrativas de todos os ambientes.
Plantas, corte esquemático e fachadas. Escala a definir.
Orçamentos com base no anteprojeto.
- Projeto Executivo e Detalhamentos
Documentação gráfica em escala e detalhamentos contendo as definições finais para execução em obra.
Planilhas contendo orçamentos finais.
Memorial Descritivo de serviços e materiais e indicação de fornecedores.
Plantas, cortes e elevações / Detalhamento de compartimentos dotados de equipamentos especiais (áreas molhadas), detalhes construtivos, caderno de esquadrias e marcenaria. Escala a definir.
Você pode cobrar o projeto por etapas e NÃO esqueça do contrato de prestação de serviços